Acontece em Lisboa
Museu das Descobertas

Os artefactos criados pelo homem fazem parte de um património intemporal e desvendam os conhecimentos e as capacidades criadoras das épocas e sociedades que os conceberam. A evolução dos costumes atira, não poucas vezes, para o esquecimento pedaços de cultura que estiveram na génese de hábitos cuja compreensão fica assim debaixo das pedras.
Propondo um exercício de reflexão credível, a exposição o Museu das Descobertas responde, de forma sistematizada e com verbos de ação à pergunta – Qual é papel e importância dos museus?.
1- Contemplar, primeira secção expositiva onde se destaca a importância do museu na leitura individual do publico perante os objectos à qual não é alheia a sua disposição espacial em sala.
2-Preservar, estudar e comunicar núcleo que enfatiza o valor do objecto, como alvo de investigação reinterpretando-o a luz de diversas perspectivas com intenção de descobrir o desconhecido.
3- Religar, neste terceiro segmento salienta-se o trabalho do levantamento histórico e criação de laços entre as diferentes peças conferindo-lhe novas identidades por vezes insuspeitadas.
4- Desvendar, é o levantar do véu a tesouros de criatividade que com o passar do tempo caíram no esquecimento.
5- Restaurar, destaca o redescobrir da obra de arte original
6- Salvaguardar, núcleo que enfatiza a função de proteção das obras para as manter vivas na memória colectiva
7- Doar, mostra o museu como espaço de recolha de objectos, muitas vezes doados, para fruição de muitos.
8- Circular, exercício inerente a ampla divulgação de partes do espólio dos museus os quais promovem intercâmbios temporários de peças do seu acervo integrados, na maioria das vezes, em exposições temáticas.
9- Projectar, é o trabalhar a responsabilidade que cabe as diferentes gerações de preservar e melhorar as condições conservação de obras a cargo dos museus.
0- Rastrear, seguir rasto de notícias, inquirir pistas inscritas para se decifrar a história das peças que em conjunto com outras peças facultam estudos mais avançados.

Uma exposição para ver e apreciar com atenção no Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional de Arte Antiga
31-05-2019 a 21-09-2019