Acontece em Lisboa
Art on Display. Formas de expor 1949-69

A Fundação Calouste Gulbenkian festeja em 2019 duas importantes comemorações, os 150 anos de aniversário de Sarkis Gulbenkian e os 50 anos da abertura (em 1969) ao publico de um dos museus mais carismáticos da cidade de Lisboa, o Museu Gulbenkian.
Para assinalar esta última efeméride o Edifício Sede inaugurou no dia 8 de novembro uma exposição que pretende dar a conhecer as soluções expositivas adotadas nessa data pela Fundação e que eram consideradas inovadoras e arrojadas para os padrões vigentes na altura.
Embora o museu incorporasse muito design italiano da formação de Albini, nomeadamente o de Carlo Scarpa, “Art on Display” salientada também outras formas de exibir idealizadas por arquitectos e designers como Fanca Helg, Franco Albini, Lina Bo Bardi, Carlo Scarpa, Aldo van  Eyck e Alison e Peter Smithson.
Logo a entrada quadros suspensos rasgam com a posição estática do contacto com a parede e permitem ao visitante uma nova abordagem de conviver com a arte, mais lúdica e menos rígida.
No meio da sala quadros de forte impacto visual proporcionam ao observador uma experiência esteticamente absorvente. No amplo espaço que se abre logo a seguir destacam-se rostos de cerâmica deitados ao nível do chão apelando a um envolvimento ousado entre o visitante e as peças. As cadeiras Tripolina colocadas em posição de destaque convidam a uma contemplação  pausada.
A exposição prolonga-se até ao exterior e na área de acesso ao museu, estátuas coabitam em compartimentos separados por paredes que lhes conferem uma individualidade dentro do todo que as une.
Esta exposição está associada a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019 que tem como tema ”Poetica da Razão”.

Edificio Sede – Fundação Calouste Gulbenkian

de 08-11-2019 a 02-03-2020