Acontece em Lisboa
Sob o Manto de Nossa Senhora

A Virgem Maria, tem uma posição de destaque no Cristianismo, pois sendo a Mãe de Cristo é a eleita entre os Santos e a igreja Ortodoxa reverencia-a como a mais excelsa entre as criaturas de Deus.
A exposição “Sob o Manto de Nossa Senhora”, patente no museu de São Roque, mostra, até 24 de Novembro vários ícones de Nossa Senhora pertencentes a Coleções de Arte Russa, de raiz bizantina, em Portugal.
Num dos painéis explicativos de tom ocre pode ler-se:

“O cristianismo enquanto religião oficial, foi instaurado no século X na antiga Russia e, com a adopção da fé Cristã, adoptou também, oriunda de Bizâncio a teologia do Icone. A igreja venera-os não apenas como decoração de igreja ou mosteiro ou como ilustração das Sagradas Escrituras mas como um procedimento que dá a conhecer a revelação divina forma na qual se associam as acções do divino e do humano. Por isso os ícones são muitas vezes chamados de teologia em cores.
Depois da adopção do Cristianismo a fé dirigida em particular a Virgem Maria a favor da fé dirigida em particular a Virgem Maria a favor da Rússia tornou-se traço característico da consciência religiosa. As ideias da integridade do Estado, desde a sua independência uniram-se a imagem da Virgem Maria. Não é por acaso que muitas igrejas, na Rússia são dedicadas aos diferentes tipo de ícones da Virgem Maria ou as festas que lhe são consagradas.”

As peças expostas são de uma beleza impar, e merecem uma atenção respeitosa não só pela estética dos materiais, do traço, das cores como também por serem objectos de culto

Museu de São Roque

de 21-09-2019 a 24-11-2019