Acontece em Lisboa
Um Mundo de Porcelana Chinesa

Porcelanas, o Museu do Oriente apresenta no seu programa uma exposição com o titulo sugestivo de “Um Mundo de Porcelana Chinesa”.
Na penumbra de um corredor do primeiro andar as vitrines iluminadas desvendam objectos de uma delicadeza encantatória. A história começou no longínquo ano de 1511 quando com a conquista de Malaca se iniciaram as encomendas das louças finas chinesas por um mercado ocidental desejoso do exotismo de outras culturas.
Na nota explicativa que acompanha o bilhete de ingresso pode ler-se que as peças pertencem a Coleção Cunha Alves e que foram acumuladas ao longo de 25 anos em leilões, antiquários, feiras internacionais e directamente a particulares.
“Datadas dos séculos XVII e XIX estão agrupadas segundo temáticas tão diversas como: a marítima, a expansão da fé cristã, os deuses do olimpo, os prazeres da vida ao ar livre, a música, a dança a poesia, temas satíricos, anedóticos, históricos, eróticos, galanteios e vaidades, entre outros, este conjunto, cuja decoração se inspira em diferentes fontes iconográficas europeias tais como desenhos, gravuras e pequenas pinturas a óleo, tem como modelos peças em prata faiança, porcelana, estanho e madeira (enviadas para a China para serem copiadas pelos artesãos locais) resultando em coloridas representações a azul e branco sob vidrado, e a esmaltes da “família rosa”, grisaille, preto e sépia, bianco sopra bianco, rosa carmim e dourado, sobre vidrado”
E esse fascínio pelo oriente navegou mares, percorreu séculos e mantem-se ainda bem vivo nos dias de hoje.

Museu do Oriente
de 09-05-2019