Acontece em Lisboa
Uma História de Assombro
(Portugal-Japão Sec XVI – XX)

Foi há cinco séculos que os portugueses chegaram ao Japão dando inicio a uma história de espanto e deslumbramento mútuos, magistralmente ilustrada nos fabulosos biombos Nanbam, onde a cronica do encontro é contada na versão oriental.
Na exposição existem vários objectos raros e fascinantes como sejam biombos, lacas, cartografia e armaduras entre outros, (provenientes quer de colecionadores particulares, quer de instituições públicas e privadas, portuguesas e japonesas) que se encontram distribuídos por distintos compartimentos onde a penumbra tem também ela um valor documental.
No “Elogio da Sombra”, Junichiro Tanizaki explica bem a importância que o jogo de luz e sombra tem para a civilização japonesa que busca na simplicidade das decorações, na ausência de ornamentos supérfluo e na simbiose com o meio envolvente a plenitude da perfeição.
A aproximação das duas culturas provocou em ambas influencias na arte, língua, culinária , religião a que os tratados de diplomacia não foram alheios.
Portugal e Japão conhecem-se há cinco séculos e a sedução que a cultura nipónica exerce no pais mais ocidental da Europa intensifica-se nos tempos modernos, seja pela beleza das artes marciais, pela delicadeza dos arranjos florais, pela riqueza da caligrafia, pelo exotismo da linguagem ou pela transbordante imaginação do cosplay que transporta as ideias a novas fronteiras, a história deste encontro secular é sem duvida uma história de assombro.

Palácio Nacional da Ajuda
de 30-11-2018 a 26-03-2019