Acontece em Lisboa
Madalena – Festival Todos 2019

Integrada na obra “Os Bichos” (1940) de Miguel Torga, o conto Madalena é emocionalmente denso e mostra o quanto as imposições e regras sociais podem induzir comportamentos de cariz mais animalesca do que humana.
Madalena, a protagonista do conto, encanta-se com as falas doces de Armindo e por altura dos folguedos de S.Martinho, envolve-se com ele num encontro intimo mas despojado de qualquer envolvimento amoroso, do qual resulta uma indesejada gravidez.
É o início da história trágica de Madalena, a criança que carrega simboliza uma nódoa na sua vida, pois nos anos 40, do século XX, a gravidez fora do casamento era um dos motivos altos para a exclusão social. Antes de ser publicamente repudiada a agora pecadora Madalena autoexclui-se, enfaixa o ventre sob o saiote e consegue, desta forma esconder, o seu estado durante os nove meses de gestação.
Chegada a hora de parir sai pela calada para casa da sua amiga Ludovina que vive noutra povoação e com quem quer partilhar o seu segredo, pois sente que precisa de ajuda.
A travessia é árida e dificil, o sol queima e as dores apertam. Água, grita por água precisa desesperadamente de saciar a sede que a consome.
Só, ao relento, com fortes dores tem o filho ali mesmo. Morto.
Depois faz-lhe a cova e regressa a casa, como um bicho.

Belissima a interpretação de “O Bando”