Acontece em Lisboa
Joana (Festival Todos 2019)

Um nome, Joana, uma viagem ao mundo dos sonhos, lá mesmo onde a coragem tem a coragem suficiente para se expressar e uma poetiza Sophia de Mello Breyner foram os ingredientes para o “O Bando” criar a peça Joana, inserida na programação do Festival Todos 2019.
Tal como o avô, Joana sente o desejo de liberdade, e tanta é a sua vontade que ao contar as peripécias por ele vividas as palavras tomam formas e criam imagens dentro de cada frase.
Eia lá, o sol rompeu forte, Joana protege os olhos com as mãos no gesto característico de um almirante na sua ponte de comando. Eia lá o avô perdeu as coordenadas e está sozinho no alto mar, anda perdido e não pode voltar a casa porque o pai nunca lhe perdoou a ousadia de não acatar a sua vontade de se afastar das aguas desconhecidas.
Suspira, não como uma expressão de sonolência mas antes de resignação face a incompreensão. O avô viu lugares distantes e exóticos, cresceu ao partilhar o chão com outras culturas. Joana quer crescer também, não pelos ditames das vontades dos outros mas a partir do sussurro que ouve nos seus próprios sonhos.