Acontece em Lisboa
Enxada – Festival TODOS 2019

Um dos símbolos mais carismáticos do trabalho agrícola é a Enxada e foi este artefacto tão intensamente ligado à geografia rural que a Companhia Erva Daninha escolheu como tema da sua performance de circo contemporâneo no âmbito do Festival Todos 2019.
No início da tarde de 22 de Setembro a estrutura montada constituiu o suporte onde as laminas refulgiam no relvado do Jardim da Graça; em semicírculo e rodeando o palco improvisado cadeiras esperavam os espectadores. Nos bastidores temporários a céu aberto e enquanto os artistas ensaiavam, crianças alheias ao bulício do local brincavam com genuína alegria no parque infantil. Um ambiente calmo que contrastou pouco depois com o afluxo de publico mesmo em cima da hora do espetáculo, provenientes de outras atuações que terminaram pouco antes. Em passo apressado tentavam manter uma gestão criteriosa de horários e programas tamanha e tão aliciante era a oferta.
A coreografia remeteu para o esforço rural, base ancestral das sociedades de cariz sedentárias e do seu posterior desenvolvimento. Propôs também uma leitura própria sobre as deslocações daqueles que por necessidade se vem forçados a vidas longe dos seu locais de origem e a integrar modos de vida que levantam não raras vezes sérias questões humanitárias, como sejam os imigrantes e os refugiados.
A qualidade da performance e a luminosidade que envolveu o recinto ajudou a que exibição perdurasse muito para além dos aplausos finais.