Zona de diversificada riqueza cultural o eixo Alameda – Martim Moniz, é uma das áreas da cidade onde a imigração e vidas de trabalho fisicamente árduo se sente diariamente. No sentido de dinamizar este local, várias e louváveis tem sido as iniciativas que ao longo do tempo o têm transformado num espaço de referência.
O festival Next Stop que decorreu no fim de semana de 28 a 30 de Março, é disso um bom exemplo. Quem circulou nas estações de metro Alameda, Anjos, Intendente, Martim Moniz foi surpreendido por momentos artísticos de diferentes origens, num projecto participativo que envolveu o transeunte proporcionando-lhe paragens mais prolongadas. Todos os que ficaram tocados pela curiosidade levaram consigo um pouco da arte que anima a vida.

Na estação do Anjos, átrio sul, a performance “Saltar das Paredes” evocou os painéis de azulejos que silenciosamente decoram as estações cujo brilho passa despercebido ao frenesim do dia a dia.
Um músico tocou, um malabarista jogou com bolas e dois humanos saíram do padrão de um desenho. No final, publico e artistas interligaram os seus movimentos numa dança que encheu o átrio de invulgar euforia.

Ver Artigo Completo