Acontece em Lisboa
Moranças – Habitats Tradicionais da Guiné Bissau

No Museu de História Natural a exposição Moranças apresenta de forma magistral o trabalho de investigação desenvolvido durante seis meses pelos arquitetos Fernando Schiappa Campos e António Saragga Seabra e pelo sociólogo Amadeu de Castilho, entre 1959 e 1960, com o objectivo de estudar o Habitat Nativo da Guiné.
Penduradas na sala de paredes verdes terra, o que o visitante encontra é muito mais do que fotografias de uma viagem documental, cientifica e artística sobre as diversas formas de morar nessa antiga província ultramarina, encontra acima de tudo um mergulhar nas vivências diárias das dez etnias analisadas e nas quais é difícil não notar a forte interligação dos hábitos com o seu meio envolvente.
Soberbas fotografias de moranças, palavra crioula cujo nome indica um conjunto de casas do mesmo agregado familiar, a maioria a preto e branco partilham o espaço com desenhos de cadernos de campo etnográficos.
Numa vitrine as camaras que permitiram registar os momentos de vivências e hábitos sociais e familiares que na altura se receava em extinção, permitindo um retrato em primeira mão da vida dessas populações. Para uma melhor ilustração do acervo exposto alguns objectos estão colocados em destaque como seja uma colmeia, um chapéu, uma rede de pesca e artefactos agrícolas.
A disposição das 170 fotografias, 28 desenhos e os restantes artefactos pelo espaço denota um cuidadoso trabalho de curadoria.
E é na arte de descobrir o outro e de o compreender sem juízos preconcebidos que se consegue perceber a dádiva que existe na deslumbrante diversidade que nos rodeia e na qual estamos integrados.

Museu de História Natural
De 26-07-2018 a 30-12-2019