Acontece em Lisboa
Cercos de Lisboa

A colina do castelo com as suas encostas abruptas é, desde há muito, um local proeminente no estuário do Tejo, motivo pelo qual não passou despercebido aos povos da antiguidade que se aventuraram até as águas atlânticas e embora desses tempos não existam documentos escritos, os achados arqueológicos contam a sua história.
Imagine-se, por breves momentos que sejam, a azafama das gentes da idade do ferro, o vai vem de um bairro islâmico e as formalidades de um palácio medieval, tudo no mesmo pedaço de chão, tudo na mesma colina. Percorra-se ainda mais a seta do tempo e idealize-se como transmitir a sociedade do século XXI as vivências, as emoções e os conflitos sofridos pelas comunidades de então.
A proposta fica ainda mais complexa se o meio de transmissão usado para a mensagem for a dança.
O local – Nucleo Museológico do Castelo de São Jorge
Quem – a Escola Superior de Dança que todos os anos trabalha o desafio de sair das salas de aula para conceber uma coreografia que se adapte a singularidade do espaço.
Com um elevado grau de improvisação, e tendo como mote os “cercos no castelo”, os alunos idealizam a actuação tendo cada um contributos diferentes, mas todos mentes abertas porque a isso obriga o exercício em contexto de site specific,
Quando – Todas as Quintas e Sextas de Junho de 2019