A comunidade Chinesa em Lisboa comemorou nos dias 9 e 10 de fevereiro a Festa da Primavera, ou Ano Novo Chinês que em 2019 é dedicado ao Porco.
Representando a honestidade e a abundância, o porco encerra o ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar, sendo, por isso um ano ideal para refletir sobre o passado e projetar com confiança o novo ciclo que se avizinha.
As festividades iniciaram-se com o imponente desfile na avenida Almirante Reis, alegremente enfeitada para a ocasião com as tradicionais lânternas vermelhas chinesas. Danças do dragão, acrobatas, músicas típicas, demonstrações de artes marciais, bandas, danças e trajes típicos encheram a avenida desde a Igreja dos Anjos até a Alameda D.Afonso Henriques onde vários expositores de artesanato, roupas e sabores das varias regiões chinesas aguardavam os inúmeros visitantes.
Um dos pontos altos do cartaz das festividades era a opera chinesa que trouxe a terras lusas um elenco de 70 pessoas da Companhia da Opera Nacional de Pequim.
Data de importância para todos os chineses envolveu também os portugueses num grande ambiente de partilha e de convívio.

Celebra-se o apelo a uma vida melhor, e o reconhecimento dos valores da felicidade, harmonia e amizade que são demandas não só de um só povo, mas de todos os que partilham o planeta.

Feliz Ano do Porco

Ver Artigo Completo