Acontece em Lisboa
Pinturas Henna, Saree e Joalharia Indiana

Carregados de beleza exótica, os trajes tradicionais indianos atraem as atenções de um publico que embora maioritariamente feminino não deixa indiferente o restante, e a demonstrá-lo está o facto do workshop de “Sarees, Joias e Pinturas em Henna” no museu de são Roque, inserido nas comemorações dos 400 anos do ciclo pictórico da Vida e Lenda de São Francisco Xavier ter esgotado tamanho o interesse que despertou.
Nos claustros a luz tamisada pelos bambus que decoram o recinto, numa clara alusão a presença jesuíta no Oriente, emanavam uma tranquilidade reforçada pelos sorrisos encantadores de elementos da comunidade Hindu de Lisboa que perante uma plateia atenta demonstravam como enrolar em volta da cintura os cerca de 6 metros de tecido ricamente trabalhado terminando com o charme de uma das pontas sobre o ombro. A assistência foi depois convidada a ensaia-los e numa experiência única, o pequeno jardim em torno do espelho de água, serviu de cenário a fotos em que o verde da folhagem proporcionava o enquadramento perfeito a pequenas desfiles incomuns naquele espaço. Enquanto participantes se deslumbravam com a sua nova aparência que evocava terras distantes outros tentavam fazer joias em barro.
As pinturas com Henna nas mãos não podia ser esquecida. Após um pequeno treino de desenho numa folha de papel houve quem se aventurasse a aplicar nas costas das mãos arabescos que mais pareciam condensados rendilhados.
O excelente programa do mês de Julho no museu de São Roque dedicado a India delicia quem o procura e promove o gosto por um conhecimento requintadamente esclarecido.