Acontece em Lisboa
O Doce Poder da Música – Dias da Música 2019

O mote para dias da música 2019 que ocorreu entre os dias 25 e 28 de Abril no Centro Cultural de Belém foi “O Doce Poder da Música” e teve como base a inspiração que Shakespeare deu as obras criadas no seu tempo e ao longo dos tempos.
No programa do evento e a propósito da adaptação para cena do “Rei Lear” escreveu a encenadora Sara Barros Leitão.
“Um clássico é o que fica quando o tempo passa, a obra que resiste aos anos, aos séculos e que continua eternamente a ser lida, feita, interpretada. É frequente dizermos que os clássicos são actuais. São-nos porque independentemente do tempo, a obra actua em nós. Em mim, no outro, na sociedade, no colectivo.”
William Shakespeare, nascido a 23 de Abril de 1616 em Stratford-upon-Avon é considerado um clássico e um dos maiores dramaturgos de sempre, acima de tudo por ter  colocado em palavras, e de uma forma magistral, a natureza das paixões humanas como seja o ciúme, a lisonja, a ambição, mas também a sinceridade o amor e o sonho onde as barreiras da realidade se evaporam tornando tudo possível como nos contos de fadas.
Shakespeare tinha a noção da importância da música como elemento teatral e influenciou grandes nomes como Mendelssohn, Wagner, Tchaikosvsky, Prokofiev, Verdi, Gounod, Berlioz, entre outros.
Muitas das suas obras encheram as salas do CCB no último fim de semana de Abril.

Mas nesses dias dedicados a música também houve programação em palcos montados de propósito no recinto aberto.

Palavras de Bolso, pequeno teatro infantil com bruxas tenebrosas e rituais da idade média a tresandar a loucura e profecias burlescas.

West Side Story, um musical de Leonard Bernstein que conta a história de dois grupos rivais na Nova Iorque de meados dos anos 50, e que se baseou na famosa peça “Romeu e Julieta” admiravelmente interpretado pela Companhia Nacional de Bailado.

Maria João e o seu grupo OGRE onde o jazz se fundiu com a música eletrónica presenteando os textos de Shakespeare com novas e vibrantes sonoridades. Uma voz maravilhosa que encantou a assistência.