Biombos Nanbam 2017-04-15T21:12:00+00:00

Project Description

Acontece em Lisboa
Biombos Nanbam

Nanbam é um termo de origem chinesa que foi usada pelos japoneses para indicar povos oriundos do sudoeste da asia, no entanto no século XVI alargou-se o significado aos povos do sul da Europa, os Nanbam-Jin, bárbaros do sul.
Jin, é um sufixo que indica nacionalidade,
Desta forma, e em Katana, a frase eu sou portuguesa diz-se
Watachi wa Portogaru-jin desu.
wa é uma partícula que chama a atenção do ouvinte para o pronome ou substantivo que o antecede enfatizando o sujeito da frase, watachi (eu)
Desu é um sufixo que equivale ao verbo ser.
Voltemos, no entanto, aos biombos que tem como particularidade serem eles a ilustração feita por artistas locais relativos aos povos desconhecidos que aportavam na costa.
É uma representação dos portugueses feito pelo povo oriental; narigudos e de vestes largas, detalhadamente ilustradas , criando mesmo uma moda, Nanbam
Aparece uma nau, a nau do trato, negra por estar coberta de breu; eram autenticas fortalezas que chegavam a transportar perto de 800 pessoas e não só portuguesas mas de outras nacionalidades, onde faziam escala, (Goa, Ceilão, Malaca, China..). Transportavam também mercadoria, Lacas chinesas, Pimenta, Canela, Azeite, queijo português…, e claro a seda chinesa tão apreciada pelos japoneses. Esta era trocada por prata, a ponto de 1/3 da prata comercializada no mundo ser japonesa, surge assim o negocio da china.
Junto com o comercio vão também os missionários Jesuítas, que com longas vestes negras, levam o conhecimento cientifico, geografia, astronomia, medicina, literatura, arte…. começando com a evangelização a difundir a cultura europeia.No entanto fazem-no adaptando-se a cultura local, que percebem ser elevada e requintada, aprendendo e dialogando na língua nativa.
Estes cortejos exóticos, com animais desconhecidos (pavões, cavalos, galgos) chamavam a atenção da população local que acorria, de povoações longínquas para apreciar o espectáculo. Vêm-se cadeiras, chapéus de sol para o comandante mor e outras altas individualidades, os apitos, os óculos que tanto interesse despertavam por julgarem serem 4 pares de olhos, 2 normais e 2 brilhantes saídos para fora,
E que dizer dos marinheiros colocados em posições quase impossíveis, indicando o quanto o japonês apreciava a mestria e acrobacia deste povo desconhecido que entrou no seu território.
São autenticas preciosidades que obrigam a uma atenção apurada

 

Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam
Biombos Nanbam